Ainda sob os impactados da pandemia, o ano que se inicia deve consolidar o home office – e, consequentemente, o mercado de trabalho vai exigir alfabetização digita l, ampliação dos horizontes e adaptabilidade

Não é segredo pra ninguém que o mundo dos negócios se movimenta conforme as tendências apresentadas pela sociedade. Por isso, se estar a par de tudo o que acontece dentro de sua área de atuação é praticamente uma obrigação, estar antenado ao que se passa fora da sua bolha pode ser o diferencial para se transformar em um empreendedor bem-sucedido. E, diante do ano que se inicia, não há como falar de habilidades e competências que estarão em alta sem abordar os impactos causados pela pandemia.

Para além do luto e das dificuldades financeiras que atingiram muitas famílias, a humanidade vai mostrando aos poucos que as mudanças não serão apenas nos hábitos de higiene: o comportamento das pessoas também mudou – seja na maneira de consumir, pensar, vender, contratar, ou ainda na maneira de se relacionar com o outro e até mesmo com o planeta. E, em relação ao mundo dos negócios, o primeiro fator a ser observado é a questão do home office. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

VEJA: Confira 4 ideias de negócios para trabalhar sem sair de casa

Veio para ficar

Para as grandes corporações, colocar os funcionários para trabalhar em casa de maneira definitiva, mesmo depois que a pandemia acabar, significa um corte de gastos com aluguel, contas de energia e vale-transporte.

Alguns microempreendedores podem até pensar: “bom, eu vou voltar para a minha realidade de antes”, enquanto outros pensam “eu já trabalhava de casa mesmo, pra mim não vai mudar muita coisa”. Mas aí é que eles se enganam! Afinal, com a continuidade do home office, muda-se toda a questão cultural relacionada a trabalho.  

Alfabetização digital

Zoom, Skype, Google Drive, OBS Studio… você já era familiarizado com esses aplicativos antes da pandemia? Pois é. Eles são ferramentas importantíssimas no dia a dia do home office, pois garantem com que reuniões, planejamentos, e-mails, arquivos e tudo mais relacionado ao trabalho possam ser desenvolvidos de maneira segura e profissional.

Por isso, embora você, que é MEI, tenha a liberdade para lidar com a sua rotina dentro ou fora de casa, é fundamental saber que seus clientes e fornecedores podem ficar restritos a este tipo de interação. Então, tente conhecer não só os aplicativos citados acima, mas também esteja atento à diversidade de plataformas que o mundo digital proporciona.

Horizontes ampliados

Também em consequência da manutenção do home office, existe a tendência de os profissionais poderem buscar oportunidades que estão além das suas cidades – e até do próprio país. Para quem prestar algum serviço ou vender um produto específico, a lógica é a mesma. É preciso ter pensamento estratégico para pesquisar regiões, conhecer clientes em potencial, filtrar propostas e, definitivamente, inserir sua marca no contexto digital. 

VEJA: Clique aqui e confira como as redes sociais podem te ajudar a vender mais

Adaptabilidade

 O termo pode até ser meio incomum. Mas, diante de todas as tendências expostas anteriormente, esta talvez seja a habilidade que resuma o que será exigido diante de 2021. Pense com a gente: se você foi capaz de se adaptar às mudanças geradas no ambiente e no dia a dia de trabalho, então, nada melhor do que encarar as dificuldades do mundo dos negócios com o mesmo espírito!

Com uma boa dose de proatividade, essa capacidade pode até mesmo adiantar as demandas futuras antes que elas sejam necessárias. Afinal, se as transformações são inevitáveis, então é melhor administrá-las de maneira positiva, tirando o que cada momento tem de melhor.

VEJA: Assista a esse vídeo exclusivo da DicasMEI sobre Marketing 

E aí, conseguimos te ajudar a ampliar os horizontes e descobrir as tendências para 2021?

Para ler mais matérias como essa, continue navegando em nosso blog.