O microempreendedor individual nunca vai saber se está acima da média se não mensurar suas metas – ou mesmo se deixar de lado a preocupação em se atualizar

Para muitas pessoas, o termo “alta-performance” pode estar relacionado à carreira de atletas. Isso porque eles atingem desempenhos absurdos, muitas vezes nos fazendo acreditar que desafiam as leis do tempo e do espaço. Mas, pare pensar: por trás dessas façanhas está uma rotina disciplinada, cheia de treinos, horários, dietas, metas e – é claro – muita competitividade!

No mundo do empreendedorismo, o cenário não é muito diferente. Com o crescimento do número de microempreendedores no Brasil, a competitividade se mostrou ainda mais intensa. 

MEiShop Meu Negócio - serviços para o MEI

Se você não se preocupar em mensurar seus resultados para atingir essa tal de “alta-performance”, pode acabar ficando pra trás!

Por isso, na Entrevista com Especialista de hoje, nós conversamos com o escritor e professor universitário Jorge Penillo. Graduado em Administração com pós em Marketing e Negócios e MBA em Estratégia Empresarial, ele deu dicas práticas de como o seu empreendimento pode se sobressair e manter uma evolução constante. 

Como uma boa gestão interna do negócio pode fazer com que o MEI se destaque em meio a concorrência?

Há 4 colunas que sustentam o microempreendedorismo em relação a gestão interna: 

  1. Gestão dos clientes: Mantenha muito bem organizado seu banco de dados de seus clientes, ou seja, mesmo que seja uma planilha de excel, coloque os principais dados dos seus clientes e coloque o histórico do último atendimento, assim você poderá ofertar novos serviços ou produtos.
  • Gestão de Finanças: Mantenha sua planilha financeira em perfeita ordem, coloque tudo que gasta no dia, tudo o que investiu e seu lucro, se possível monte um fluxo de caixa em planilha, há várias prontas na internet gratuitamente.
  • Gestão de serviços: Tenha tudo mapeado em relação aos serviços ou produtos que você oferece, nunca perca um cliente para não ter informações sobre eles. Não se esqueça que sua entrega deve ser pontual.
  • Gestão de vendas: Crie uma agenda de prospecção de novos clientes, ajude seu cliente mais com consultor do que como vendedor e mostre as soluções que você tem que possa ajuda-lo, a venda será natural.

Disciplina e organização é o código do sucesso do pequeno empreendedor.

O que significa, de fato, dentro do contexto do empreendedorismo, a alta performance?

Empreendedorismo de alta performance significa estar acima da média, ou seja, se a média de notas de atendimento é 8 por parte dos clientes que são atendidos no seu segmento, você deve ser 9 ou 10. Se a média de tempo de entrega de um produto ou serviço – em relação aos concorrentes – é de 3 dias, você deve entregar em 2. Isso é alta performance, é você sair da mediocridade (ser medíocre é ser mediano). Suba a barra de desafios, seja melhor que a média e surpreenda.

Como este conceito pode ser mensurado e aplicado dentro do dia a dia da empresa?

Pode ser medido da seguinte forma: em uma planilha ou gráficos de power point, coloque a média em que as atividades são realizadas, ao lado você coloca a meta a ser atingida e ao lado da meta você coloca o realizado, é assim que acompanhamos na prática, é assim que sai da mediocridade e vai para o próximo nível, que é a alta performance.

Para manter constante essa evolução, é fundamental atualizar-se enquanto profissional. Por isso, você tem dicas e sugestões de livros, cursos, vídeos ou podcasts que acrescentem algum tipo de conteúdo para a categoria MEI?

Atualização é fator de sobrevivência no mundo do empreendedorismo, se você ficar uma semana sem acompanhar as principais você pode quebrar no final do mês.

Há 3 livros que considero fundamentais para o sucesso do empreendedor:

  1. A Lei do Triunfo – autor Napoleon Hill, eu apliquei rigorosamente as 16 leis e de engraxate me tornei um executivo de sucesso, com treinamentos e palestras no exterior.
  2. Como fazer amigos e influenciar pessoas – autor Dale Carnigie, eu utilizei várias técnicas do livro para fechar grandes negócios, hoje sou empresário do ramo da educação e criei network com pessoas chaves para meu sucesso.
  3. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes – Autor Stephen Covey, me ensinou que disciplina e organização é o código da permanência no sucesso.

Vídeos recomendo que assistam no youtube o portal do Sebrae. No instagram, sigam @portaldosadministradores; @revistavendamais e @ibn_brasil – este último fala sobre neurovendas e comportamento do consumidor em profundidade. Podcast recomendo acompanhar o endeavor.org

Sobre treinamentos, há alguns do Sebrae que ajuda muito, porém eu tenho me dedicado a preparar novos empreendedores de sucesso, caso queiram conhecer o Iron Mind, programa de empreendedorismo onde ajudo a criarem uma empresa de sucesso, é só vir comigo. 

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.